quinta-feira, 21 de maio de 2009

Minha alma canta...

Vejo o Rio de Janeiro. Só hoje quarta feira eu posso dizer que finalmente aportei de volta na cidade maravilhosa mesmo tendo chegado de Santos no domingo a noite. No dia 18, segunda feira, completaram 10 anos desde que meu avô morreu. Quero escrever sobre isso, mas ainda não consegui. Só hoje a vida voltou ao normal. O bebê ficou doente. E tem texto pra corrigir, peça para escrever, sinopse pra finalizar, curta para planejar, redação final pra passar. E o bebê continua doente. Nada sério, claro. Mas está doente para lembrar que sou mãe, escritora, mulher.
As lembranças da viagem à linda cidade de Santos ainda não ficaram para trás. A experiência do workshop foi maravilhosa e não merece ser facilmente esquecida e suplantada pelo trabalho do dia a dia.
Dar aula sempre me angustia. Na verdade não sei ensinar. Talvez saiba passar um pouco da minha também pouca experiência. Dei sorte no curso de Santos. Encontrei alunos talentosos, empenhados, alguns já com alguma experiência. Todos muito criativos. E descobri que se não sou boa professora, sou ótima em coordernar grupo e liderar equipe. Meu marido com certeza vai dizer que não tem nenhuma supresa nessa descoberta. Ele sempre disse que eu "mando bem para caramba". E talvez ele esteja certo. Se como professora eu não sou tão talentosa, como coodernadora do grupo e do projeto do curso fui um sucesso. Pelo menos o resultado final do projeto me impressionou. Levei para os alunos a proposta de reescrever a história do meu curta Santo Chá que será filmado esse ano. Propus o argumento e pedi que a turma me desse sugestões para construir um especial para televisão. As idéias foram tão boas que não tenho dúvida que o trabalho que resultará disso (falta eu passar uma redação final e dar unidade as cenas escritas por eles)será melhor do que o curta original.
Parabéns a todos que participaram do workshop e muito obrigada pelos dias maravilhosos.

terça-feira, 19 de maio de 2009

INTERNAUTICES

Acabei me rendendo ao twitter. Estou lá no http://twitter.com/renatadiasgomes. Ainda não sei como funciona e morro de medo de ser mais uma "internautice" pra tirar minha atenção do trabalho. Mas por enquanto vou brincando.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Coluna e workshop

Oi pessoal
Estou escrevendo rapidinho do celular e sem acentos para avisar que minha coluna no www.tecontei.com.br foi atualizada.
Estou em Santos ate domingo para dar um workshop de roteiro na livraria Realejo no shopping Miramar no bairro do Gonzaga. A abertura do evento e hoje as 20:00 com uma palestra. Amanha e domingo rola oficina.
Santos e linda!! Ontem tive o prazer de visitar a Vila Belmiro e o CT do peixe. A cobertura da visita esta na pagina do Santos.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Os meus, os seus, os nossos heróis

Eu era criança. Bem criança. Ainda não conhecia os changeman, o Jaspion ou o Jiraya. Mas já tinha os meus heróis. E que foram também os de muita gente que viveu intensamente aqueles anos 80. Mas os meus heróis ensaiavam no estúdio nos fundos da minha casa e me buscavam na escola com o carro lotado.
Do alto dos meus quatro, cinco anos não tinha a menor idéia de qual era a música mais tocada no Brasil inteiro, mas sabia recitar de cor e salteado seus versos: Eu te imagino. Eu te conserto. Eu faço a cena que eu quiser. Eu tiro a roupa pra você, minha maior ficção de amor. Eu te recriei. Só pro meu prazer. Só pro meu prazer.
Meu pai fazia parte junto com Jorge Shy, Lulu Martin e Leoni (autor de vários dos maiores sucessos que escutamos até hoje nas rádios)do grupo Heróis da Resistência. A história levou cada herói a seguir seu caminho. E hoje, 20 anos depois eles se reuniram no palco do Cinemateque. Voltei a ser criança ao enxergar ali cada um dos meus heróis.
Meus heróis existiram mais uma vez naquele palco, mas vivem pra sempre na minha história e na de todos nós que ouvimos as canções. Mas ali além de ver de novo um pedaço da minha infância, tive a oportunidade de ver nascer uma nova banda. Meus heróis Jorge, Lulu e meu pai Alfredo se juntaram ao Brenno e ao Fló fazendo um som de primeiríssima qualidade no lançamento do cd do H56.
O nome H56 vem do Hércules 56, avião da FAB que levou durante a ditadura heróis da nossa história ao exílio. Hoje outro avião com o mesmo nome trouxe para o palco meus novos heróis. Para ficar. Vida longa ao H56.


H56


Heróis da Resistência juntos no palco depois de 20 anos



Heróis da Resistência e H56 ou H56 + Leoni


Editando o post porque esqueci os endereços! Pecado máximo no tempo de internet.
H56 : www.myspace.com/bandah56
Leoni: www.leoni.com.br

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Estréia da minha coluna

Queridos,
Estreou hoje a minha coluna no Te Contei.
Não sei quanto tempo vai ficar a chamada na página principal do site. O link direto para a coluna é http://www.tecontei.com.br/reportagem/noticia/51726/as-novelas-da-minha-vida.html
Espero vocês por lá também.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Momento Jabá

Queridos, vou dar esse workshop em Santos nesse mês de maio e adoraria encontrá-los no evento.
As inscrições são na livraria Realejo www.realejolivros.com.br e o e-mail para informações oautorevoce@iron.com.br


Cliquem na imagem para ampliar