sábado, 7 de fevereiro de 2009

Renata = Renascida

Diz o dicionário de nomes que Renata significa Renascida. E apesar de não ter sido escolhido por esse motivo, é certamente o nome perfeito para mim.
Já morri e renasci várias vezes nessa vida. A primeira deve ter sido quando não chorei ao nascer. E renasci.
No dia 18 de maio de 1999 uma parte de mim também foi enterrada no mausoléu da academia brasileira de letras. E quando achei que não fosse renascer, renasci.
Já morri e renasci muitas outras vezes. Morri menina, nasci mulher. Chorei, sofri e renasci.
Renasci no dia 27 de junho de 2002 quando ele passou. E fui atrás. Agarrei a chance de mais um renascimento com toda força dos meus quadris. E foi novamente dos meus quadris que veio o último dos meus renascimentos. Dessa vez sem morte. Só luz. Em 20 de abril de 2004, de cócoras, quando renasci a mãe da Maiara. Mais do que mãe, renasci ainda mais mulher. Segura. Completa.
Posso morrer e renascer muitas outras vezes mais a frente. E a certeza que sempre é possível renascer e continuar é o que me permite viver a vida intensamente. Chorando, rindo e fazendo tempestade em copo d´água.
Sei que esse texto é muito pessoal e interessa a um número reduzido de pessoas, mas foi um pretexto para quebrar o branco do tempo sem postar e lembrar de quando eu conseguia manter um blog atualizado ( www.confissoesdeumamamaequaseadolescente.blogger.com.br) Quem sabe traz sorte e consigo passar por aqui com mais freqüência.


PS: Para os (poucos) que ainda não leram ou não se cansaram dessa história, o link direto para o relato de parto no outro blog é o http://www.confissoesdeumamamaequaseadolescente.blogger.com.br/2004_06_01_archive.html

14 comentários:

  1. Eu não vou parar o assunto não: quero saber quem é o culpado dos que estão perdendo a vida lá naquele outro mundo. E o filho é teu, sim, minha cara!! Pq vc tem todos os seus dedinhos ali. Outro dos teus renascimentos, Renata. Toma pra ti o sucesso que é tanto teu. Se te interessa, eu reconheço, aplaudo, e me orgulho de vc. E agradeço à essa vida de encontros e desencontros, por aquele dia em que fomos mostradas juntas (pela "outra mãe do filho") ao mestre (querido). E agradeço a Deus por tanto bem querer entre nós... Hã? Os leitores daqui não entenderam o tal filho?? Não sabem que além da Mayara (linda!!) essa Renata-mulher é também autora (ok, colaboradora... vc ía me completar)? Pois é, taí o sucesso de "Chamas da Vida" pra provar. bjs, querida. que Deus te ilumine em todos os teus renascimentos.

    ResponderExcluir
  2. Nascer, morrer e renascer.O ciclo da vida de um ser humano.Jamais devemos perder a esperança de que algo novo virá depois de algo importante se fechar.Caindo e levantando, assim vamos...Muito tempo para sentir, chorar sorrir, viver os melhores e os piores momentos de nossas trajetórias.Muito tempo para nascer, morrer e renascer... várias vezes.Uau, que texto, Renata!Talento tens, e de sobra!Continue crescendo, arrebetando, cativando, nascendo e renascendo, quando necessário!Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vc voltou a bloggar! Eu li e reli o relato da Mayara! Foi muito inspirador pra mim!
    Foi aquele relato que me acordou e me fez querer correr atras!E estou aqui hoje pra te agradecer...e sabe? Ainda recomendo aquele texto lindo pra amigas grávidas que querem parir!
    Parece piegas, mas "sou tua fã"!

    ResponderExcluir
  4. Eu estou descobrindo o que é renascer. Sempre achei a simbologia da Fênix, um exemplo de renascimento maravilhoso. Mas é o que dizem: Teoria é uma coisa, na prática? Tudo é diferente e isso é verdade. Estou aprendendo o que é esse momento da minha vida e levando as porradas, revidando, mas observando. Nada é em vão, não é o que dizem? Estou aprendendo que cada emoção existe por um motivo e que se existe, não temos o direito de brecar, freiar ou esconder dos outros o que está acontecendo. Quando me perguntam se está tudo bem ou se estou triste, respondo como me sinto. Não faço grandes relatos dos sofrimentos internos, mas também não fico impedindo que eles ganhem o mundo. Eu sou a favor de viver o momento. Se está triste fique triste, se está alegre, fique alegre, demonstre a alegria que você sente. Temos emoções de mais para ficar controlando. Somos humanos: Sonhamos, amamos, sofremos, lutamos, perdemos, ganhamos e todo mundo, no fim, pode acabar tendo os momentos de felicidade. Que faz com que esses momentos de dor, no final, tenham sido para valer a pena as vitórias.

    ResponderExcluir
  5. Que possamos ter vários renascimentos juntos acada "pequena morte" que tiver nesse quadris.


    Te Amo

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. É a capacidade de renascermos após cada tormenta que faz de nós vitoriosos e que torna a vida algo mágico.
    Nem todos os que riem, de fato são felizes.
    Muitos riem por ignorância. Riem por desconhecer o fado, o tropeço; riem dos outros que sangram e se descabelam.
    Boa risada é aquela gostosa, de quando a gente passa pela maior tempestade até então, aquela que nós mesmos achávamos que não íamos suportar. E ao olharmos para trás, já são e salvos, volvemos nossa alma para dentro e pensamos: caraca, eu consegui!!

    Vida longa aos Fênix deste blog!

    ResponderExcluir
  8. Caraca, vc ta escrevendo muuuuito!
    Pq nao começa a pensar em escrever um livro?
    Ate eu penso! rs
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Que lindoooooooooooooooooooo!!!

    ResponderExcluir
  10. Esse post no faz refletir por algum tempo em quantas vezes renascemos na nossa vida... quantas vezes tiramos da dor a vontade de reviver e a agarramos com tanta força que nos faz viver de novo.... quantas vezes transformos choros e lágrimas em combustivel para o renascimento..... qtas vezes vivemos em busca do "humano" e só depois percemos que é o divino que nos faz renascer....

    ResponderExcluir
  11. adorei, amiguinha! não justifique seus textos. ligue o foda-se e escreva! rs
    bjundas na família adorada. carnaval no rio é nóis!

    ResponderExcluir
  12. Renatinha Renascida! Textinho pra vc ;) (de novo!)

    Quero nascer de novo cada dia que nasce. Quero ser outra vez novo, puro, cristalino. Quero lavar-me, cada manhã, do homem velho, da poeira velha, das palavras gastas, dos gestos rituais. Quero reviver a primeira manhã da criação, o primeiro abrir dos olhos para a vida. Quero que cada manhã, a alma desabroche do sono como a rosa do botão, e surja, como a aurora do oceano, ao sorriso dos teus lábios, ao gesto de tua mão. Quero me engrinaldar para a festa renovada com que cada dia nos convidas e desdobrar as asas como a águia em demanda do sol. Quero crer, a cada nova aurora, que esta é a definitiva, a do encontro com a felicidade, a da permanência assegurada, a de teu sim definitivo.

    Chico Xavier

    ResponderExcluir
  13. Renata,
    Parabéns por seus textos, cada dia melhores!

    O relato de parto da Maiara eu não me canso de ler... Foi muito inspirador na época da minha gestação e mesmo depois dele...
    Cheguei lá no blog pelo blog da Flavoli e lia sempre...

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Nao preciso, mas vou dizer que adoro e devoro tudo o que voce escreve
    Que voce tenha varios outros renascimentos, hoje, amanhã e sempre
    Beijos 1000
    Ma e cia

    ResponderExcluir