segunda-feira, 2 de março de 2009

CLARA NUNES E O FOLCLORE

Queria continuar falando sobre o carnaval e tudo que aconteceu nos dias de folia, mas Clara Nunes veio como um furacão na terça feira gorda (quando o post começou a ser escrito)
Lembro de um domingo de passeio com a família quando depois de levarmos Maiara para brincar nos jardins do Museu da República voltamos pela tão escrita e contada Rua do Catete e parei em frente a uma portinha. Museu do Folclore. A portinha se fez portal e lá dentro um mundo precioso a ser visto.
O museu é lindo! Recheado de peças típicas do artesanato brasileiro e representações de tradições que contam um pouco da nossa história. Há artesanato típico do nordeste, artesanato indígena, utensílios gaúchos, reproduções da fabricação da farinha, da cachaça, de tradições nordestinas, de festas típicas do país. A visita é linda e emocionante. Mas é impossível não notar como as tradições nordestinas aparecem fortes na representação do nosso folclore. Até a música que toca na maior parte dos ambientes é o meu amado forró!
O Rio de Janeiro aparece representado num cantinho com seus Clóvis, fantasias de escolas de samba e personagens da umbanda. Saí de lá pensando nisso e justifiquei para mim mesma que a pouca presença de costumes e peças típicas do Rio de Janeiro se explica pela história da cidade.
O Rio é antropofágico. Desde sempre foi assim. Absorve o que chega de fora e adapta a nossa realidade. E como chegam informações de fora! E como enviamos nossas adaptações para o resto do país. Mas as tradições, costumes e folclore tipicamente cariocas já existem! Deviam estar lá no nosso canto do museu o biscoito polvilho, o mate geladinho como tomamos por aqui, o artesanato feito de lixo que anda fazendo a cabeça de nossos artistas, a feijoada e, claro, nosso carnaval com suas fantasias e alegorias, o samba e a umbanda que tão bem representam a cidade maravilhosa. E quando penso nos símbolos máximos das tradições do Rio de Janeiro é o nome dela que vem a mente. Porque Clara Nunes cantou como ninguém a Umbanda com seu samba. Mesmo nascida em Minas, Clara Nunes é exemplo do que temos de mais tradicional e representativo da cultura popular do Rio de Janeiro. A imagem da sereia vestida toda de branco evocando e cantando a rainha Iemanjá deveria virar estátua e cartão postal do Rio de Janeiro. E como ela não usava óculos, vai dar menos prejuízo ao governo do que a estátua de Carlos Drummond de Andrade que volta e meia tem o apetrecho roubado.
E que surjam outras Claras, Marisas, Margareths e que cantem o samba, a umbanda, o candomblé, as tradições.


10 comentários:

  1. A beleza está em ser universal, mas com a antena parabólica fincada em seu mangue, como o saudoso Chico Science costumava falar.

    ResponderExcluir
  2. Cheguei a esse blog porque sou fã de Clara Nunes. Adorei e pretendo voltar sempre. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Visitei esse museu do folclore quando conheci o Rio de Janeiro. Vale a pena a visita.

    ResponderExcluir
  4. Puxando a sardinha pro seu mate né?!A mesa do buteco tem q ser fazer parte desse museu tambem...hehehe.
    Lindo seu post,amo você!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, querida. Primeira vez que visito seu blog. Parabéns pelo espaço. Quanto à Clara, era bem pequeno quando ela se foi e lembro dessa mulher exuberante dançando nos clipes do Fantástico. Anos mais tarde, adquiri vários CDs, assisti a uma peça e cada vez me encanto mais com essa mulher que tinha porte e beleza de uma verdadeira rainha. E um talento fora do comum. Bela lembrança. Beijos e se puder dá uma passadinha lá no meu blog: www.cinemaetc.zip.net Inté!

    ResponderExcluir
  6. Se continuar lendo seu blog, logo viro carioca sem nem mesmo ter colocado meus pés na Cidade Maravilhosa. rs

    Bjuu, Renatinha!
    (feliz agora? :P)

    ResponderExcluir
  7. O Brasil inteiro tem umaa vasta e maravilhosa cultura. Marcada pela mistura de raças nossa cultura é rica e atraente.
    O Rio tem sua representação na cultura Brasileira. A feijoada carioca, o jeito de se vestir, o constante sorriso no rosto, o barzinho, os lindos cartões postais, e algo que JAMAIS podemos esquecer, a bossa, que é a cara do rio!

    ResponderExcluir
  8. eita, o Rio é maravilhoso mesmo!Não só pela paisagem que é linda, mas pelo povo e seus costumes. Sempre com um sorriso no rosto, curtindo a vida, mergulhando nas praias...

    como diz Elza Soares, "Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça, ou doente do pé".

    ResponderExcluir
  9. "O samba da minha terra deixa a gente mole, quando se canta todo mundo bole"

    Sou carioca, não tenho samba no pé, mas tenho alma de sambista. Na hora da avenida, dou meus pulinhos seguindo o ritmo e amando cada vez mais esse lugar mágico que é o Rio.

    ResponderExcluir
  10. O Rio é demaisssssssss!!!

    ResponderExcluir